Este ano assinala-se pela segunda vez o Dia Mundial da Rádio.
O dia 13 de Fevereiro foi a data escolhida pela UNESCO para comemorar o Dia Mundial da Rádio, uma data que procura não só celebrar a Rádio mas também promover a cooperação internacional entre radiodifusores.
De acordo com a organização, esta é uma ocasião única para chamar a atenção para o valor único da Rádio que, de acordo com a UNESCO, continua a ser o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e a novos equipamentos.
De acordo com os dados revelados internacionalmente, mais de 75% das casas mundiais possuem um Rádio hertziano. Mesmo a nível mundial, a Rádio continua a ser único meio de comunicação social de maior proximidade com as populações de localidades mais longínquas e esquecidas. Adaptando-se contudo às novas tecnologias e a novos equipamentos que lhe consagra um aumento significativo de público, nesta época de globalização.
Por esse motivo um grande número de organizações internacionais juntam-se uma vez mais este ano para apoiar a divulgação da Rádio como media fundamental para a sociedade a nível global.
No âmbito desta comemoração, a Unesco e a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) apelam à criação de actividades à escala mundial para que todos possam expressar o valor e a importância que este meio de comunicação tem para cada indivíduo, através do incentivo a todos os países a celebrar o “Dia Mundial da Rádio” através do planeamento de atividades e ações desenvolvidas em parceria com emissoras locais, regionais, nacionais e internacionais, organizações não-governamentais, meios de comunicação e do público.
No sítio www.wrd13.com está disponível uma plataforma de união das actividades em que todas as organizações e comunidade online, juntamente com profissionais de rádio e ouvintes de todo o mundo podem partilhar opiniões e ideias de apoio à Rádio.
Como “rádio” é sinónimo de ouvir, estão todos convidados a fazer essa partilha através do upload de um ficheiro áudio (com a duração máxima de um minuto) para este site e baixar outros testemunhos para os poder transmitir.
E "todos" significa mesmo todos os que queiram enviar um depoimento sobre a rádio: rádio pública, rádio privada, rádio comunitária, produtores independentes, os ouvintes, os fãs, entre outros”.
Também todas as rádios estão convidadas a pedir activamente aos seus ouvintes para participar publicando os banners promocionais do “Dia Mundial da Rádio” nos seus sites ou partilhando o link através do Facebook ou Twitter.
Fonte: APR