terça-feira, 26 de junho de 2012

GRUPO RENASCENÇA: DIREITO DE RESPOSTA

Grupo Renascença (R/Com) responde à notícia da Agência Lusa publicada no Jornal Público:

"Exmos Srs
Tendo em vista a vossa notícia de 17 de Junho relativa à reorganização das rádios ao abrigo da nova lei, cabe-nos corrigir a seguinte referencia: “O grupo Renascença emite, por outro lado, a partir de Lisboa, a programação e informação da cadeia Rádio Sim, que, apesar de ter um projeto generalista, pode, ao abrigo da nova lei, emitir informação local recolhida e trabalhada na redação do grupo na capital”.
«»
A Rádio Sim não transmite a partir de Lisboa a programação e informação do período de emissão local.
As rádios parceiras (Rio Maior e Portel) continuam a transmitir as suas horas de emissão com o seu quadro de pessoal alocado ao projeto há quase 4 anos. As 8 horas são produzidas e transmitidas localmente.
Quanto às frequências adquiridas pelo Grupo R/Com (Palmela e Maia), são desde sempre produzidas e emitidas localmente, quer a programação quer a informação.
É real a dificuldade dos meios em manter estruturas pesadas e numerosas que colocam muitas vezes em risco a viabilidade dos projetos. No entanto, a Rádio Sim tem lutado por manter este cariz local evitando, sempre que possível, a extinção de postos de trabalho e o afastamento das regiões.
Recordamos que a própria composição da Rádio vai no sentido de privilegiar esta característica. A nossa emissão nacional parte de estúdios geograficamente distintos: Évora, Gaia, Braga e Palmela.
Lembramos ainda que o Grupo R/Com mantém ativos, em grande articulação com a Rádio Sim outros estúdios regionais: Elvas, Viseu, Leiria, Chaves e Fátima.
Face a isto, é pois incorreta e injusta a citação acima transcrita. Disponíveis para mais esclarecimentos,
Com os melhores cumprimentos
Dina Isabel
Diretora de Antena da Rádio Sim"

In Jornal Público, 21-06-2012