sexta-feira, 26 de março de 2021

JOÃO CRUZ... UM TRIPEIRO DO FUTEBOL, NO CAMPO E NA RÁDIO

João Cruz, natural do Porto, fixou-se em Mangualde há 45 anos onde finalizou a carreira de jogador de futebol.
No campo, representou clubes como o Boavista FC, desde a formação até à categoria de sénior, Varzim SC, LFC de Lourosa, SC Salgueiros e GD Mangualde, clube onde terminou a carreira como jogador.
Seguiu-se a carreira de treinador, com passagens pelo SL Nelas, SC Penalva do Castelo, GD Oliveira de Frades, GD Campia e GD Tabuense.
João Cruz sempre teve no futebol a sua grande paixão e, após ter deixado os relvados, passou a ter na rádio a melhor forma para continuar ligado ao mundo do desporto.
Tudo começou em meados dos anos 80, época das rádios 'piratas', tendo integrado o corpo de cooperantes que deram origem à extinta Rádio Voz de Mangualde, tendo assumido desde o início a importância do desporto local/regional na estação, onde o acompanhamento com relato das equipas da região sempre foi um dos principais objetivos do projeto.
Na coordenação e apresentação de programas desportivos e narração de jogos de futebol, João Cruz teve ainda passagens pelas rádios Emissora das Beiras, Estação Diária e Alive FM.
Em declarações ao Radialistas de Viseu, João Cruz afirmou que "no início foram tempos difíceis fazer rádio, não existiam as condições tecnológicas de hoje, fazíamos relatos em cima de telhados, das árvores, etc.". Declarou ainda que "hoje, fazer rádio é diferente e bastante mais fácil, mas com elevados custos, que com a pandemia da Covid-19 retirou as receitas das rádios". Considera mesmo que "atualmente as dificuldades das rádios não são apenas financeiras, mas que é preciso encontrar bons gestores e pessoas que tenham a paixão da rádio como antigamente, pessoas que tenham a sensibilidade do que é fazer uma programação direcionada para o mercado local/regional". Num percurso de 35 anos de rádio, João Cruz afirma que "existem uns românticos radialistas, que entendem que a rádio desportiva que se faz hoje, é diferente do antigamente", realçando que "devido às novas tecnologias, existem várias formas de fazer rádio, em casa, no sofá, no carro, no exterior, nos locais mais bizarros".
Em 2014 João Cruz avança com um projeto mais arrojado e independente, criando a web Rádio Desporto nas Beiras, que segue a linha editorial que sempre defendeu para as estações de rádio locais/regionais, com o acompanhamento próximo dos clubes da região, apresentando espaços de entrevista, informativos e a narração de jogos de futebol, sempre focado nos clubes dos distritos de Viseu e Guarda, desenvolvendo atualmente uma parceria com a Rádio Antena Livre, estação que transmite desde Gouveia.