sexta-feira, 19 de março de 2021

CONVERSAS DA CASA DO CONCELHO DE CASTRO DAIRE NA RÁDIO

A Casa do Concelho de Castro Daire, em Lisboa é uma associação que desde há 30 anos se encontra sediada na freguesia de Marvila, tendo sido uma consequência lógica dos fluxos migratórios do concelho de Castro Daire para a capital nos anos 40 e 50, muito em especial para esta freguesia lisboeta, onde quase metade da população é natural deste concelho do norte do distrito de Viseu.
Para além das habituais práticas que sustentam a sua existência, e que passam por dinâmicas culturais, desportivas, recreativas e artísticas, desde 2019 que a Casa do Concelho de Castro Daire alargou a sua interação com um novo projeto assente na rede social facebook, através do espaço Conversas da CCCD, mas que recentemente assumiu também um formato para rádio.
Primeiro foram as 'Conversas Temáticas', num espaço moderado por Carla Pinto, vice-presidente da CCCD, e onde o objetivo é debater temas relevantes da nossa sociedade, ouvindo várias pessoas de diversos setores, num espaço que tem sido seguido não só em Portugal, mas também no estrangeiro.
Ao fim de mais de um ano de existência, muitos foram os oradores de reconhecido valor nacional e internacional, que vão desde a área da comunicação social até à cultura, da política ao associativismo, da saúde ao desporto, entre outras áreas de destaque na sociedade portuguesa, que passaram por este espaço.
Dos inúmeros temas debatidos, destacam a Violência Doméstica, Envelhecimento Ativo, Desporto, Agricultura, Liderança no Feminino, Comunicação Social Regional, Teatro, Castrenses no Mundo, Turismo, Saúde, Hotelaria e Restauração.
Em janeiro deste ano, e depois do sucesso das 'Conversas Temáticas', a Casa do Concelho de Castro Daire alargou o projeto de comunicação que tem vindo a desenvolver, lançando o espaço 'Conversas com A Nossa Gente', onde são ouvidas as Freguesias do concelho de Castro Daire, através dos Presidentes de Junta e dos Conselheiros Regionais, que fazem a ligação entre esta associação e as Freguesias.
A moderação deste mais recente projeto é feita por Luís Esteves, presidente da Casa do Concelho de Castro Daire.
Desde há muito que a associação interage em parceria com vários órgãos de comunicação social regional a fim de serem divulgadas as suas atividades, sendo que no distrito de Viseu, para além de jornais e outras plataformas online, destacamos a Rádio Limite. Semanalmente, e desde o passado sábado, que a estação de rádio de Castro Daire transmite as 'Conversas Temáticas' e as 'Conversas com a Nossa Gente', pelas 20h30.
Por toda a atividade de reconhecido valor desenvolvida há três décadas pela CCCD, destacamos ainda o Prémio de Reconhecimento, atribuído pela Fundação Inatel, pelo trabalho desenvolvido em benefícios da comunidade, em 2018.