quarta-feira, 19 de março de 2014

RÁDIOS DO DISTRITO NO FACEBOOK

O facebook, que nasceu em fevereiro de 2004, é a rede social mais utilizada em todo o mundo.
A necessidade de interagirem com os ouvintes, promoverem a programação e atualizarem as notícias, fazem com que as rádios sejam também utilizadores assíduos do facebook.
Num universo de 16 rádios a transmitir no distrito de Viseu, ainda existem estações locais que não sentem esta rede social como um dos meios, senão o maior, para promover a própria rádio de forma gratuita.
As rádios Centro FM, Clube de Lamego, Escuro, Estação Diária, Lafões FM, Limite, Alive FM e VFM, umas mais do que outras, são as únicas do distrito que fazem do facebook um meio permanente para se ligarem aos ouvintes, promoverem a programação e informarem sobre as notícias que marcam a região.
Em sentido contrário temos as rádios Clube de Armamar, RCI, Emissora das Beiras, Resende FM e Riba-Távora, todas elas com perfil no facebook, mas sem que sejam atualizados frequentemente, chegando algumas delas a estar durante vários meses sem novidades. A situação mais duradoura acontece com a Rádio Montemuro, que desde 2011 não tem sido visitada para qualquer atualização, e onde a última publicação, que data de maio desse ano, serviu simplesmente para anunciar aos ouvintes de que a estação de Cinfães também passava a estar presente no facebook. Ficou-se por aí! 
Quem não tem qualquer ligação à rede social mais utilizada em todo o mundo são duas estações, por sinal do norte do distrito de Viseu. As rádios Douro FM e Voz do Douro nem sequer criaram ainda qualquer perfil no facebook, colocando de lado a importância reconhecida que esta rede social tem na promoção das próprias estações, que na generalidade vivem um período de dificuldades financeiras que lhes dificulta seriamente qualquer intenção de outro tipo de marketing.