quarta-feira, 12 de março de 2014

35 ANOS DE RÁDIO COMERCIAL

No dia em que a Rádio Comercial comemora o 35º aniversário, a estação do grupo Média Capital, que mantém a liderança nas audiências desde o segundo trimestre de 2012, foi também agora premiada como "Rádio do Ano" na 11ª edição dos prémios da revista "Meios & Publicidade".
Foi em 12 de março de 1979 que a Rua de Sampaio Pina, em Lisboa, viu nascer a Rádio Comercial, criada pela Radiodifusão Portuguesa, sendo João David Nunes o primeiro diretor.
A estação que desde o início da sua existência absorveu essencialmente uma audiência jovem foi privatizada nos finais dos anos 80, num período em que as rádios privadas ocuparam um importante espaço no panorama radiofónico português. Foi o fim da Comercial como rádio estatal, passando a integrar o grupo do Correio da Manhã. Com dificuldades em crescer nas audiências, em 1997 a Rádio Comercial muda novamente de mãos, passando a integrar a Media Capital, grupo que detém atualmente outras estações de rádio e canais de televisão. Mas só em 2009, com a mudança para a atual administração, é que a Rádio Comercial começa a definir uma nova identidade, onde a música, o humor, o estilo de animação, um marketing moderno, uma renovação na rede de emissores e uma informação curta mas séria, permitiu apresentar o produto que levou a estação à liderança nas audiências desde há 2 anos a esta parte, deixando para trás a eterna líder que foi a RFM.
Para comemorar o 35º aniversário, no próximo fim de semana a Rádio Comercial vai até Gondomar para transformar a rádio num concerto com o espetáculo "Parabéns In The Night". Ao palco vão subir artistas como Ana Moura, Mafalda Veiga, Miguel Araújo, Expensive Soul, entre outros. O espetáculo vai também contar com a equipa das manhãs da Comercial, com Pedro Ribeiro (atual diretor de programas), Vanda Miranda, Nuno Markl, Vasco Palmeirim e Ricardo Araújo Pereira, que vão cantar e animar o público presente, onde as mais conhecidas rubricas humorísticas da rádio vão também marcar esta festa.