quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

RÁDIO ESCURO FAZ PARCERIA COM JORNAL

A Rádio Escuro e o jornal Correio Beirão vão passar a produzir, em conjunto, conteúdos informativos. “Memória futura, conversa no éter em letra de forma” é o primeiro projeto de uma parceria que os dois órgãos de comunicação social desejam estreitar. O programa de entrevista, conduzido pelo jornalista Amadeu Araújo, vai estrear no próximo domingo na antena da Rádio Escuro, pelas 9 da manhã.
Em declarações aos dois órgão de comunicação social, Paulo Tavares, diretor da Rádio Escuro, afirmou que as duas empresas “vão manter-se independentes, em termos editoriais e administrativos, mas esta parceria permitir-nos-á tratar a informação com maior presença e amplitude”. O também presidente da emissora de Vila Nova de Paiva afirmou ainda que “não é possível uma pequena rádio enviar a França, por exemplo, um repórter para cobrir um evento das comunidades. Mas duas empresas já o conseguem fazer”. Do lado do jornal que foi fundado em 1956, e que agora está de regresso com publicação semanal, Teresa Adão, diretora do Correio Beirão, afirmou que “precisamos reduzir custos de contexto para que os recursos sejam empregues em mais e melhor informação e isso só se faz com sinergias e tendo presente que um jornalista apenas pode produzir a mesma matéria para duas plataformas diferentes mas que convergem. O repórter do jornal escreve o texto mas pode, e deve, também gravar e editar o áudio dessa conversa”.
A Rádio Escuro, fundada em 1986, tem desde há algum tempo vindo a investir em equipamento, com a renovação de emissores, estúdios e a digitalização de toda a emissão. Após candidatura ao programa "Incentivo à Consolidação e ao Desenvolvimento das Empresas de Comunicação Social Regional e Local", em 2013 a Rádio Escuro recebeu cerca de 21 mil euros de apoios.
Com esta parceria, é desejo das duas empresas contribuir para “uma comunicação social sólida, capaz de garantir os salários dos seus profissionais e cumprir com a sua missão de manter toda esta comunidade informada para que percebam as decisões que os afetam”, declarou ainda Teresa Adão. Paulo Tavares está confiante de que “o futuro da comunicação social, como temos visto, é a convergência das várias plataformas mas não queremos fazer mais com menos". Afirmou ainda que "queremos realizar mais com mais e isso só é possível em colaboração com órgãos de informação que não sejam concorrentes e que tenham sentido de serviço público”.