sábado, 13 de fevereiro de 2016

DIA MUNDIAL DA RÁDIO

O tema proposto pela UNESCO para o Dia Mundial da Rádio em 2016 é "O papel da rádio em emergências humanitárias e situações de desastre".
A 13 de fevereiro de 1946, a United Nations Radio emitiu pela primeira vez um programa em simultâneo para um grupo de seis países.
A data foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado em 2012.
Irina Bokova, directora da UNESCO, para o Dia Mundial da Rádio reflete sobre a  escolha do tema da UNESCO para este ano. No âmbito das situações de emergência e desastre, Irina Bokova refere que:
"A liberdade de expressão e a segurança dos jornalistas devem ser à prova de desastres.
A rádio deve salvaguardar os sobreviventes e as pessoas vulneráveis, cujo direito à privacidade deve ser respeitado.
A rádio tem um impacto social e fornece acesso à informação. O direito das pessoas à informação deve ser protegido, mesmo em situações de emergência e desastre.
A rádio salva vidas.
A acessibilidade imediata às frequências de rádio é essencial para salvar vidas. Essas frequências devem ser protegidas, pois ficam disponíveis em situações de emergência".
A13 de fevereiro, as emissoras internacionais transmitirão ao vivo no site da UNESCO dedicado ao Dia Mundial da Rádio.
Deste modo, o Dia Mundial da Rádio será celebrado em todo o mundo por meio de Comissões Nacionais e Representações da UNESCO, além de organizações parceiras.
A UNESCO também fornecerá artigos e mensagens de áudio e de vídeo relacionados com o tema, preparados por líderes, celebridades e embaixadores da boa vontade da UNESCO, para serem utilizados pelas emissoras no Dia Mundial da Rádio. Esse material será livre de direitos autorais.
A UNESCO convida todos os países a celebrarem o Dia Mundial da Rádio planeando atividades em parceria com emissoras regionais, nacionais e internacionais, além de organizações não governamentais, autoridades nacionais, a mídia e o público em geral.".