domingo, 9 de fevereiro de 2014

ESCALA REGRESSA EM VERSÃO WEB RÁDIO

A Rádio Escala, que nasceu em 1984 pelas mãos de Fernando Brites, Francisco Brites, Ricardo Brasete, Paulo Trindade e Aníbal Azevedo, foi a primeira estação livre (pirata) a transmitir de Viseu. A estação chegou a participar no final desse mesmo ano no primeiro congresso de rádios livres realizado no Porto, onde participaram as 12 rádios que à época emitiam em todo o país.
A Rádio Escala, que deu os primeiros sinais de vida com um pequeno emissor no lugar de Vermum, na freguesia do Campo, rapidamente viu as audiências crescerem, fazendo com que os fundadores tomassem a decisão de levar a rádio para a cidade, acompanhada de um investimento mais avultado em material técnico de estúdio e um emissor com uma potência de 5000W, cobrindo em boas condições todo o concelho de Viseu. A estação que se manteve sempre com um espírito jovem e livre, sem qualquer ligação a partidos políticos ou organizações, encerrou em finais de 1988, período em que todas as rádios "piratas" portuguesas tiveram que suspender as emissões para entrarem num processo de legalização, representando para muitas, como foi o caso da Rádio Escala, o final definitivo.
Numa época em que as rádios locais passam por um período difícil, senão o pior, desde a legalização, a Rádio Escala regressou em 2013 numa versão web rádio, totalmente musical, aproveitando a ausência de legislação e a facilidade técnica para, nos dias de hoje, ser criada uma rádio com  emissão exclusiva através da internet.
Os fundadores desta (nova) Rádio Escala pretendem "manter vivo o nome de uma estação que marcou a história das rádios livres em Portugal" e onde se poderá ouvir "a melhor música dos anos 80". 
A Rádio Escala pode ser ouvida através do website http://www.radioescala.blogspot.pt e dos aplicativos TuneIn e RadiosNet para smartphones com ligação à internet.
No web site da Rádio Escala podem-se ainda acompanhar as notícias do distrito de Viseu através de ligação à página do jornal online ViseuMais.com.