quinta-feira, 30 de maio de 2013

"RÁDIOS LOCAIS JÁ NÃO TÊM NOTICIAS DA TERRA"

Segundo a edição de hoje do jornal Sol, existem rádios locais que simplesmente se recusam a transmitir noticiários sobre os concelhos onde estão a emitir. As denúncias sobre esta situação têm chegado à deputada Carla Cruz, do Partido Comunista Português, que já afirmou existirem "rádios que não estão a cumprir a lei" e deixam localidades sem acesso a informação regional.
Esta situação fez com que o PCP já tenha solicitado à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) as conclusões de um grupo de trabalho criado para avaliar a aplicação da Lei da Rádio, em vigor desde o final de 2010.
No ano passado, a ERC recomendou, através de uma proposta diretiva, a emissão diária de pelo menos um serviço noticioso nas rádios locais temáticas entre as 7h e as 20h, no entanto esta sugestão não foi bem recebida pelos operadores.
Segundo uma fonte da ERC, a contribuir para este "crescente movimento na alteração de projetos de rádio", está o facto de a Lei da Rádio não obrigar os operadores licenciados para determinada localidade a emitirem a partir dessa mesma localidade, permitindo a concentração de meios técnicos e humanos.
Segundo o jornal SOL, o grupo Media Capital vai proceder este ano à aquisição de novas emissoras locais com o objetivo de «reforçar a sua distribuição de rádio em Portugal».
Ler artigo completo: SOL