sexta-feira, 24 de agosto de 2012

RDP PODERÁ SER CONCESSIONADA A PRIVADOS


O Governo português, assessorado por uma equipa coordenada por António Borges para o processo das privatizações, poderá já ter decidido fazer uma concessão do serviço público de rádio a um operador privado, na mesma linha que seguirá para o serviço público de televisão.
Em notícia avançada pelo jornal Sol, a concessão será efetuada por um período entre 15 a 25 anos, mantendo o Estado português a propriedade pública da empresa.
Ao ser concretizada esta solução, o governo deseja libertar o Orçamento do Estado dos elevados custos que o grupo RTP/RDP tem representado, garantir o cumprimento do serviço público de conteúdos, e manter a propriedade pública da empresa.
A Comissão de Trabalhadores da RTP/RDP, que já convocou para a próxima 4ª feira um plenário, considera que o Governo “estará a preparar-se para fazer uma razia” no número de efetivos.
Em comunicado, a Comissão de Trabalhadores refere ainda que “o silêncio sobre a rádio não augura nada de bom”, criticando ainda o ministro da tutela, Miguel Relvas, por ter estado representado por António Borges, que considera “um testa-de-ferro de grandes grupos negocistas”.
Arons de Carvalho, membro do conselho regulador para a comunicação social, a título pessoal, já considerou que o modelo de concessão a um privado que o Governo deseja adotar  é inconstitucional.
Fonte: Jornal SOL/Meios&Publicidade