quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

BAREME RÁDIOS: RFM CONTINUA À FRENTE

De acordo com os dados do Bareme Rádio, respeitantes ao quarto trimestre de 2011, todos os grupos de rádio melhoraram resultados face ao período homólogo do ano anterior à excepção da TSF. A rádio de informação do grupo Controlinveste perdeu 6,52% de ouvintes ao fixar uma audiência acumulada de véspera (AAV) de 4,3% no período em análise.
A Media Capital Rádios foi quem mais cresceu (9,09%) comparativamente à quarta vaga de 2010, obtendo 19,2% de AAV, facto que não é alheio à boa performance granjeada pela Rádio Comercial: a estação conseguiu 10,8% de AAV na média dos últimos quatro meses de 2011 o que significa uma subida de 13,7% se a análise se estabelecer com o ano anterior, embora tenha decrescido 0,1 pp no que toca à terceira vaga de 2011.
Por conseguinte, e não obstante o grupo R/Com conservar a liderança com 24,2% de AAV, tal como a RFM, que continua à frente de toda a concorrência ao registar 13,4% de AAV no quarto trimestre de 2011, valor igual ao de 2010, a Comercial consolida assim a segunda posição deste campeonato.
Ainda no que concerne ao grupo R/Com, de destacar que a Renascença, com 7,7% de AAV, foi a única estação a perder ouvintes, quer na variação homóloga quer na trimestral. Nota positiva, no entanto, para a Mega Hits que aumentou em 59,9% a sua AAV face a 2010 e em 16,67% relativamente à última vaga. A Rádio Sim também subiu no trimestre.
Não só a Comercial contribuiu para os bons resultados da Media Capital Rádios: M80 (4,9% AAV) e Cidade FM (4,3% AAV) melhoraram também os seus valores de AAV tanto na comparação com 2010, como naquela que reporta à última vaga, no caso da M80, 16,7% e 11,4%, respectivamente.
No que toca à rádio pública, no cômputo geral viu crescer os seus ouvintes com uma AAV de 8,1%. Só a Antena 3 registou perdas. Na variação homóloga caiu 25% e na trimestral 7,7%. Em contrapartida a Antena 2 (0,6% AAV) cresceu 50% face a 2010 e 20% face ao terceiro trimestre de 2011. Já a Antena 1, com 5,3% de AAV engordou a média de ouvintes em 20,5% em ambos os períodos.
Fonte: M&P