sábado, 12 de novembro de 2011

ZÉ (LORENA) DA PINHA... DE JORNALISTA A REQUALIFICADOR FLORESTAL



José Guilherme Lorena, é um alentejano que desde há vários anos escolheu Viseu como a sua cidade.
Ao fim de 30 anos dedicado à sua grande paixão, o jornalismo, viu-se, também ele, no grupo dos desempregados.
A sua carreira jornalistica passou por orgãos de comunicação social como a Lusa, Jornal Público, Jornal do Centro e Rádio NOAR.
Não se acomodou aos euros do subsídio de desemprego, e, porque sempre foi um apaixonado pela floresta, lançou-se num novo projecto de vida... "Zé da Pinha" foi o nome escolhido para se lançar num negócio que tem por base a recolha e venda de pinhas.
Para além do contacto com a natureza, que sempre lhe agradou, o "Zé da Pinha" acaba por ter um papel importante na limpeza da floresta. A recolha da pinha é sempre o objecto principal deste negócio, embora José Guilherme Lorena não ponha de lado que, mais tarde, a recolha de outros elementos que a floresta oferece gratuitamente, como o cogumelo, não esteja fora dos objectivos do "Zé da Pinha".
O ex-jornalista virou mais uma página na sua vida, e com uma moto-quatro percorre os recantos da floresta da região e, sempre com a autorização dos respectivos proprietários ou associações, vai fazendo com que a pinha do "Zé da Pinha" comece a chegar às lareiras de tantos.
José Guilherme Lorena, o "Zé da Pinha", é também ele um homem da rádio!