domingo, 3 de julho de 2016

UNIVERSIDADE SÉNIOR DE NELAS JÁ ESTÁ NO AR

O dia 30 de Junho ficou na história da Universidade Sénior de Nelas com o início de emissão da web rádio deste projecto educativo e social criado em 2014/2015 para todo o concelho de Nelas. A web Rádio Universidade Sénior de Nelas - RUSN tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento do meio onde se insere, visando um maior sentimento de pertença e de valorização pessoal dos munícipes, particularmente dos seniores e respetivas famílias do concelho de Nelas. Segundo a Autarquia de Nelas, o facto de os seniores daquele concelho do distrito de Viseu serem da Geração Rádio (pré tv, internet e telemóveis), faz com que a web rádio seja um canal de maior proximidade, apelando a um saudosismo e nostalgia “daquela altura”. Afirma ainda que é, ao mesmo tempo, o veículo de integração e partilha no mundo atual, em que uma casa, um lar, volta a ser um espaço de partilha com quem está perto ou longe, bastando para isso um computador e acesso à internet. A solidão e a exclusão social podem assim ser combatidas num formato que lhes é querido, familiar e atual ao mesmo tempo, unindo gerações. A oportunidade deste novo canal ser ouvido em larga escala potencia uma partilha conscienciosa e ativa dos saberes tão preciosos acumulados ao longo da vivência de cada um dos alunos da Universidade Sénior.
A RUSN surgiu de uma ideia no seio dos colaboradores da Universidade Sénior e encontra-se nesta fase de lançamento a ser protagonizada por Mónica Couto, jovem do concelho de Nelas licenciada em comunicação social, que aproveitando a afinidade de estar integrada nesta equipa de voluntários apresentou uma candidatura ao Instituto Português do Desporto e Juventude, o qual foi aprovado e tem a duração de 3 meses, estando inserido no programa de Ocupação dos Tempos Livres – Longa Duração.
A emissão da RUSN está também disponível em smartphones ou tablets através da aplicação TuneIn, e o dia-a-dia deste novo projeto pode ser acompanhado na página facebook da estação.
Fonte: RUSN