sexta-feira, 26 de agosto de 2011

RÁDIO NOAR DE NOVO À VENDA???


A Rádio NOAR, nascida em 1-4-1987, poderá estar, mais uma vez, a ser negociada para mudar de mãos!!!
Após a sua legalização, a Rádio NOAR já pertenceu à RSF - Radiodifusão, Ldª, ao Grupo Sojormédia e, mais recentemente, faz parte da Moviface - Meios Publicitários, Ldª, com sede na Maia.
A compra da NOAR para integrar o grupo de Acácio Marinho, onde já estavam as rádios Lidador (Maia), Voz de Santo Tirso, Trofa Fm, Mar (Póvoa do Varzim), Aveiro Fm, e, recentemente, a Rádio Fronteira (Vilar Formoso), teria como objectivo avançar com a "Rádio 5 / Cadeia Metropolitana de Rádios", um projecto regional de rádio com produção própria, onde a informação local e regional e o desporto teriam uma atenção especial.
Mais recentemente, por solicitação da própria Moviface - Meios Publicitários, Ldª, a E.R.C. deliberou  a revogação da autorização da alteração da classificação quanto ao conteúdo da programação e modificação do projecto anteriormente aprovado. O motivo mais forte que foi apontado para esse passo atrás no projecto de Acácio Marinho foram dificuldades de o implantar, sendo necessário um reforço de meios técnicos e humanos, e, consequentemente, um acréscimo nos recursos financeiros.
Foi evidente que nos últimos tempos a Rádio NOAR tem vindo a perder a qualidade que lhe era reconhecida na área da informação. Para além do quadro de funcionários já ter sido reduzido com a compra da rádio pelo Grupo Sojormédia, o que provocou o fim de noticiários aos fins-de-semana e feriados, também Acácio Marinho não trouxe novidades... O site deixou de ter emissão online e espaços da programação como o "Jornal Regional", o "À Conversa" e a "Crónica Noar", entre outros, também passaram a fazer apenas parte do arquivo da rádio que sempre marcou as notícias da região.
De lembrar que José Alberto Carvalho, director de informação da TVI, Paulo Ferreira, editor de economia da RTP, Dalila Carvalho e Nuno Amaral, ambos jornalista da TSF, entre outros, tiveram como primeira escola a Rádio NOAR.
Assim, tudo indica que Acácio Marinho, atenta as dificuldades que surgiram no projecto Rádio 5, optou pela venda da Rádio NOAR, onde os grupos da Média Capital Rádios e Renascença serão os principais interessados na frequência de Viseu... 106.4 Fm.